Solução
Debug e Monitoramento
Introdução
Ferramentas e comandos para juntar informações e detalhes no asterisk.
Você pode conferir também uma descrição dos principais aspectos e termos utilizados no ramo de telefonia VoIP, que caso não estejam em ordem também causam anormalidades, clicando aqui.
Acessando a CLI do Asterisk
- Acesse o SSH de seu Linux:
Método 1:
- Acesse o CMD do Windows clicando em Menu iniciar, Executar e digite cmd ou ⊞ Win+R para abrir o Executar e digite cmd Com o cmd aberto digite: ssh user@host -p port (Ex: ssh root@192.168.0.5 -p 22).
Método 2:
- Utilize o PuTTy (Recomendamos também o SuperPuTTy para melhor manuseabilidade de sessões e hosts).
Baixar o PuTTy
Baixar o SuperPuTTy
- Quando estiver conectado no servidor, para entrar na CLI do Asterisk você utiliza o comando:
asterisk -rvvvvvvvvvvgc
Caso precise de auxílio, entre em contato com a gente (https://www.inforsolutions.com.br/portal/contato/) para contratar nosso Suporte.
Comandos do Asterisk
- Os comandos abaixo devem ser realizados dentro da CLI do Asterisk
core set verbose
core show channels
core show channels verbose
core show channels concise
sip show peers / sip show peer
(Ex: sip show peer ramal01)
sip show channelstats
hangup request
Descrição dos Comandos
core set verbose
- Provisiona informações específicas e detalhes adicionais sobre o que o asterisk está fazendo.
- Utilizando o método verbose você consegue identificar problemas de rota de entrada, contexto, permissão, dialplan, etc.
- Para compreender as mensagens mostradas é necessário um entendimento básico do asterisk, pois mostra informações como o script agi sendo executado, troncos, contextos e métodos (SIP,ITX,DAHDI, etc), áudios sendo reproduzidos e seus diretórios, inboud e outbound cid, Ramal/Fila/IVR/etc de destino, entre outras informações.
core show channels:
- Mostra os canais ativos no momento.
- Cada ligação ocupa dois canais: 1 Incoming (Entrante) e 1 Outgoing (Sainte).
- Esse comando tem três descrições: Canais Ativos (active channels), Ligações Ativas (active calls) e Chamadas Processadas (calls processed).
- Active Channels mostra os canais sendo ocupados no momento.
- Active Calls lista as chamadas ativas.
- Lembrando que o parâmetro 'Call-limit' do tronco contabiliza apenas a active call, ou seja, se estiver configurado '3', você poderá ter três chamadas ativas mas o sistema mostrará que está sendo utilizado seis canais.
- A descrição 'calls processed' mostra as tentativas de chamadas através de seu Asterisk desde que o mesmo foi iniciado (Se reiniciar o asterisk, ele zera a contagem).
core show
channels verbose / concise:- Use o comando core show setings para mostrar a verbosidade atual (Current console verbosity) e outras configurações.
- O comando core show channels verbose mostra informações avançadas e detalhadas de todos os canais/chamadas ativas.
- O comando core show channels concise mostra as mesmas informações que com a opção verbose, porém de forma resumida.
- Mostram as seguintes informações:
Channel Context Extension Priority
Canal/Método Contexto Asterisk Tronco Prioridade
State Application Data CallerID
Status da Chamada Aplicação Asterisk Dados da Chamada CallerID (CLI/Nr de Identificação/Nr que BINA)
Duration Accountcode PeerAccount BridgeID
Duração da chamada Accountcode (Parâmetro Asterisk) Tronco Utilizado ID do Canal
sip show peer/peers
- sip show peers lista todos os troncos, o Host que está conectado, a porta que está usando e o status dele.
- sip show peer
- Geralmente, as únicas informações que aparecem ao digitar sip show peer
* Name, Accountcode, Def. Username Context Callgroup/Pickupgroup Call limit
Login|Extension|Tronco Contexto que o login usa Grupo que o Ramal pertence Ligações Simultâneas
Callerid ToHost / Addr->IP Status Useragent
Caller ID / Caller ID Name Autenticação por IP / Auth por Login e Senha Status da Conexão Dispositivo Configurado
sip show channelstats:
- Esse comando mostra informações referentes a QoS (Quality of Service).
- Uma descrição mais detalhada de cada coluna, como 'loss' e 'jitter', pode ser encontrada clicando aqui.
- Comando muito útil para verificar a qualidade de ligações internas, externas, qualidade do provedor, etc.
Peer Call ID DurationIP ID da Chamada Duração / Tempo
Recv: Pack Lost (%) Jitter
Recebidos: Pacotes Perdidos Porcentagem Perda e Oscilacão
Send: Pack Lost (%) Jitter
Enviados: Pacotes Perdidos Porcentagem Perda e Oscilação
hangup request
- Através desse comando você consegue desligar uma chamada|canal ativo no momento.
Ferramentas de Auxílio
mtr
- Utilizado para medir latência e loss de uma rede.
- Útil para efetuar testes para IPs de operadoras e clientes que estejam apresentando picotamentos nas chamadas e reclamações de qualidade, descobrindo o ponto em que está ocorrendo oscilação de latência e perda de pacote.
sngrep
- Ferramenta altamente intuitiva, gráfica e responsiva de monitoramento SIP.
- Manuseável e customizável - Extremamente recomendado ter essa ferramenta em seu sistema.
- Para instalar, você pode utilizar a página do SNGREP no GitHub (https://github.com/irontec/sngrep), ou se preferir, entre em contato conosco (https://www.inforsolutions.com.br/portal/contato/) para contratar nosso suporte.
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Como os atendimentos são pré-pagos e reservamos horários específicos para cada cliente, não podemos oferecer reembolso em caso de cancelamento ou não comparecimento com menos de 24 horas de antecedência. Esta política é fundamental para garantir a disponibilidade de nossos profissionais e manter a qualidade do atendimento para todos.
Atenção: USO EXCLUSIVO cooperativo convencional.
Não é permitido o uso dos recursos dos planos ILIMITADOS em operaçãoes de vendas de call centers, torpedos de voz, discadoras automatizadas, alto tráfego e chamadas em massa.
O uso indevido dos mesmo poderá gerar suspensão ou cancelamento imediata do serviço sem aviso prévio. Consulte nosso termo de uso.
Números 0800 e 400X: As informações e condições devem ser lidas, entendidas e concordadas por inteiro pelo usuário.
IMPORTANTE: Os Números 0800 e 400X oferecidos pela Inforsolutions são serviços prestados em parceria com operadoras STFCs (Serviço Telefônico Fixo Comutado) no Brasil. A Inforsolutions como empresa VOIP, não tem direito a numeração própria, segundo lei vigente de telecomunicações. O usuário deve ser capaz de entender e acordar sobre os termos abaixo descritos, sem exceção.
1.1 – Sobre Portabilidade: O usuário entende que NÃO é possível realizar a portabilidade de um número 0800 e/ou 400X contratado com a Inforsolutions e tentar leva-lo para outra e quaisquer operadora, bem como o processo inverso de trazer números 0800 e 400X de outras operadoras para a Inforsolutions.
1.2 – Fraude e Uso Indevido: O usuário fica proibido de usar os números 0800 e/ou 400X para capturar números em processo de binagem para retorno posterior, as ligações devem ser atendidas e os números devem ter consumo no mês, salvo se o usuário estiver contratado os planos de BINA.
Fica proibido a captura em URAS automatizadas de dados pessoais como: dados bancários, de cartão de crédito/débito ou quaisquer outros dados sigilosos.
Caso seja constatado pela Inforsolutions o uso do número 0800 e/ou 400X para capturar dados como os citados anteriormente, o número 0800 e/ou 400X será bloqueado sem aviso prévio e os dados do usuário serão encaminhados devidamente aos órgãos competentes para averiguação criminal.
1.3 – Da Disponibilidade do Serviço: O Usuário é ciente de que podem haver interrupções no serviço de Números 0800 e 4003 por fatores externos à rede da Inforsolutions, tais como: Rompimento de fibra em concessionárias de telecomunicações, indisponibilidade em Data Centers, intermitências na rede de telefonia fixa ou celular de forma geral, regional ou local, além de outros; e que por força maior, a Inforsolutions não poderá ser responsável DE FORMA ALGUMA caso esses fatores externos aconteçam. A Inforsolutions é responsável por dar feedbacks precisos e constantes ao Usuário sobre eventuais problemas e suas ações para correção desses problemas. A Inforsolutions garante disponibilidade do serviço de até 99% do tempo dentro do período mensal de uso, caso não haja nenhum problema de fator externo a sua rede.
1.4 – Sobre Inadimplência O Usuário CONCORDA que caso não haja o pagamento da mensalidade do Número 0800 e/ou 400X, após 2 dias de inadimplência o serviço será bloqueado. Caso o pagamento da mensalidade não seja efetuado em até 10 dias corridos do vencimento, o Número 0800 e/ou 4003 será CANCELADO e o usuário PERDERÁ o direito ao número 0800 e/ou 400x em questão, bem como a validade de seus créditos residuais, podendo o número ser disponibilizado a outro e quaisquer usuários que tenha interesse ou mesmo voltar para lista de números disponíveis da Inforsolutions.
1.5 – Disposições e outras características GeraisServiço com forma de pagamento pré-paga (Pague e Use). O serviço não possui contratos de longo prazo. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento. Não há devolução de saldo de créditos, este deve ser utilizado SOMENTE no serviço. A tarifação das ligações ocorre na cadência 60/60. Recargas adicionais são acumulativas enquanto o 0800 e/ou 400X permanecerem ativos e em dia, não podendo o saldo abater no valor do na mensalidade ou na fatura de outros serviços.
Todo usuário terá um painel de controle para acompanhamento das ligações e é responsável pela segurança de seus dados de acesso e autenticação.
Em caso de tarifação errada, a Inforsolutions analisará o caso em até 72 horas e constatando o erro, devolverá o valor correspondente ao usuário em forma de saldo de créditos ou depósito em conta.
É proibida a transferência, revenda ou repasse dos número 0800 e/ou 400X sem autorização da Inforsolutions. Os dados do usuário contratante devem estar sempre atualizados.
Este Termo de Uso é adicional e específico ao serviço de Número 0800 e/ou 400X.
ROTA TDM BINA LOCAL: Com identificação dos números aleatórios, porém sempre no mesmo DDD do destino da chamada – 0,03 E 0,14 MOVEL
ROTA CLI: Com identificação dos números previamente configurados. 0,03 E 0,19 MOVEL
Não é permitido o uso dos planos Ilimitados em operações de vendas como call center, discadores, torpedos, sistemas de rajadas de ligação, rotas de terminação para REVENDA de ligações e demais tipos de comercialização. Este plano limita-se EXCLUSIVAMENTE para uso corporativo convencional.
1 URA/Menu de atendimento;
Espera telefônica personalizada;
1 fila de atendimento;
Horário de atendimento;
Sala de conferência;
Siga-me e redirecionamento;
Transferência de chamadas;
Relatórios de chamadas;
5 ramais;
Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
URA/Menu de atendimento;
Espera telefônica personalizada;
1 fila de atendimento;
Horário de atendimento;
Sala de conferência;
Siga-me e redirecionamento;
Transferência de chamadas;
Relatórios de chamadas;
10 ramais;
Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
• Até 15 ramais;
• LIMITE PARA NRS CONFIGURADO: 2 nr entrante SIP da Inforsolutions (0800/4003 ou nr local). Consulte as cidades para portabilidade e valores de ativação;
• Correio de voz;
• 4 URA/Menu de atendimento;
• Espera telefônica personalizada;
• 4 Fila de atendimento;
• Horário de atendimento;
• Sala de conferência;
• Siga-me e redirecionamento;
• Transferência de chamadas;
• Relatórios de chamadas;
• Callback;
• Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
Detalhes Adicionais:
Valor em créditos para sua empresa fazer ligações. As recargas adicionais poderão ser feitas a qualquer momento com valor mínimo de R$50,00.
Importante: Para que o serviço se mantenha ativo é necessário que se tenha ligações realizadas mensalmente.
INCLUSO NO PACOTE:
1 URA/Menu de atendimento;
1 Número DID Básico;
Espera telefônica personalizada;
1 fila de atendimento;
Horário de atendimento;
Sala de conferência;
Siga-me e redirecionamento;
Transferência de chamadas;
Relatórios de chamadas;
5 ramais;
Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
Lista de Cidades Atendidas pelo DID LOCAL
44 | MARINGÁ | ||
11 | ITUPEVA | 47 | JOINVILLE |
11 | JUNDIAÍ | 48 | FLORIANÓPOLIS |
11 | SÃO PAULO | 51 | PORTO ALEGRE |
12 | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | 61 | BRASÍLIA |
13 | SANTOS | 62 | GOIÂNIA |
14 | BAURU | 63 | PALMAS |
15 | SOROCABA | 65 | CUIABÁ |
16 | RIBEIRÃO PRETO | 67 | CAMPO GRANDE |
17 | SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | 71 | SALVADOR |
18 | PRESIDENTE PRUDENTE | 79 | ARACAJÚ |
19 | CAMPINAS | 81 | RECIFE |
21 | RIO DE JANEIRO | 82 | MACEIÓ |
27 | VITÓRIA | 83 | JOÃO PESSOA |
31 | BELO HORIZONTE | 84 | NATAL |
31 | IPATINGA | 85 | FORTALEZA |
33 | GOVERNADOR VALADARES | 86 | TERESINA |
35 | POÇOS DE CALDAS | 91 | BELÉM |
41 | CURITIBA | 92 | MANAUS |
43 | LONDRINA | 98 | SÃO LUÍS |
• 1 número Did local ou seja fixo virtual (verificar disponibilidade das regiões) ;
• 1 número did local ou seja fixo virtual (verificar disponibilidade das regiões) ;
Pabx Virtual contendo:
• 1 URA/Menu de atendimento;
• Espera telefônica personalizada;
• 4 Fila de atendimento;
• Horário de atendimento;
• Sala de conferência;
• Siga-me e redirecionamento;
• Transferência de chamadas;
• Relatórios de chamadas;
• Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
• Até 20 ramais;
• LIMITE PARA NRS CONFIGURADO: 4 nr entrante SIP da Inforsolutions (0800/4003 ou nr local). Consulte as cidades para portabilidade e valores de ativação;
• Correio de voz;
• 4 URA/Menu de atendimento;
• Espera telefônica personalizada;
• 4 Fila de atendimento;
• Horário de atendimento;
• Sala de conferência;
• Siga-me e redirecionamento;
• Transferência de chamadas;
• Relatórios de chamadas;
• Callback;
• Pesquisa de satisfação e tarifador;
• Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
• Até 10 ramais;
• LIMITE PARA NRS CONFIGURADO: 1 nr entrante SIP da Inforsolutions (0800/4003 ou nr local). Consulte as cidades para portabilidade e valores de ativação;
• Correio de voz;
• 1 URA/Menu de atendimento;
• Espera telefônica personalizada;
• 1 Fila de atendimento;
•Horário de atendimento;
• Sala de conferência;
• Siga-me e redirecionamento;
• Transferência de chamadas;
• Relatórios de chamadas;
• Sem gravação de chamadas;
(Contratação separada)
Correio de Voz
1 URA / Menus de atendimento
Espera Telefônica personalizada
1 Fila de atendimento
Horário de Atendimento
Sala de Conferência
Siga-me e Redirecionamentos
Transferência de chamadas
Relatórios de chamadas
4 ligação Simultânea
8 Ramais
1 URA / Menus de atendimento
Espera Telefônica personalizada
1 Fila de atendimento
Horário de Atendimento
Sala de Conferência
Correio de Voz
Siga-me e Redirecionamentos
Transferência de chamadas
Relatórios de chamadas
3 ligação Simultânea
5 Ramais
1 URA / Menus de atendimento
Espera Telefônica personalizada
1 Fila de atendimento
Horário de Atendimento
Sala de Conferência
Siga-me e Redirecionamentos
Transferência de chamadas
Relatórios de chamadas
1 ligação Simultânea
3 Ramais
➔ Recarga mínima (mensalidade) 100% convertidas em créditos (exceto plano 30), para uso dentro do mês;
➔ Sem valor mínimo de recargas adicionais, podendo ser feita a qualquer momento.
➔ Todos os planos são pré pagos PAGUE E USE!
➔ Para uso de ligações saintes de outra operadora / rota, será cobrado um acréscimo de R$ 0,01 o minuto trafegado (Cadência 30/6).
➔ NRS não portáveis (port-out)
➔ Recebemos portabilidade, NRS portados para Inforsolutions são portáveis (port-in)
Atenção: As tarifas para REDIRECIONAR são somadas às tarifas para RECEBER ligações
Somada a ligação sainte a parte.
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Fornecer os serviços e o suporte ao cliente solicitados;
Processar transações e enviar avisos sobre as suas transações;
Solucionar disputas, cobrar taxas e solucionar problemas;
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