Asterisk: Comandos e Ferramentas úteis
Comandos e ferramentas para monitorar, identificar e resolver problemas relacionados ao Asterisk
Asterisk e Linux no dia a dia
Debug e Monitoramento
Introdução
Ferramentas e comandos para juntar informações e detalhes no asterisk
Você pode conferir também uma descrição dos principais aspectos e termos utilizados
no ramo de telefonia VoIP, que caso não estejam em ordem também causam anormalidades,
clicando aqui
Acessando a CLI do Asterisk
- Acesse o SSH de seu Linux:
Método 1:
- Acesse o CMD do Windows clicando em Menu iniciar, Executar e digite cmd ou ⊞ Win+R
para abrir o Executar e digite cmd
Com o cmd aberto digite: ssh user@host -p port (Ex: ssh root@192.168.0.5 -p 22)
Método 2:
- Utilize o PuTTy (Recomendamos também o SuperPuTTy para melhor manuseabilidade de sessões e hosts)
Baixar o PuTTy
Baixar o SuperPuTTy
- Quando estiver conectado no servidor, para entrar na CLI do Asterisk você utiliza o comando:
asterisk -rvvvvvvvvvvgc
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Comandos do Asterisk
- Os comandos abaixo devem ser realizados dentro da CLI do Asterisk
core set verbose <valor> (Ex: core set verbose 1000) core show channels core show channels verbose core show channels concise sip show peers / sip show peer <login> (Ex: sip show peer ramal01) sip show channelstats hangup request <canal> (Ex: hangup request SIP/ramal01-0000023b)
Descrição dos Comandos
core set verbose <valor>
- Provisiona informações específicas e detalhes adicionais sobre o que o asterisk está fazendo
- Utilizando o método verbose você consegue identificar problemas de rota de entrada, contexto, permissão, dialplan, etc
- Para compreender as mensagens mostradas é necessário um entendimento básico do asterisk, pois mostra informações como o script agi sendo executado,
troncos, contextos e métodos (SIP,ITX,DAHDI, etc), áudios sendo reproduzidos e seus diretórios, inboud e outbound cid, Ramal/Fila/IVR/etc de destino, entre outras informações
core show channels:
- Mostra os canais ativos no momento.
- Cada ligação ocupa dois canais: 1 Incoming (Entrante) e 1 Outgoing (Sainte)
- Esse comando tem três descrições: Canais Ativos (active channels), Ligações Ativas (active calls) e Chamadas Processadas (calls processed)
- Active Channels mostra os canais sendo ocupados no momento
- Active Calls lista as chamadas ativas
- Lembrando que o parâmetro 'Call-limit' do tronco contabiliza apenas a active call, ou seja, se estiver configurado '3', você poderá ter três chamadas
ativas mas o sistema mostrará que está sendo utilizado seis canais
- A descrição 'calls processed' mostra as tentativas de chamadas através de seu Asterisk desde que o mesmo foi iniciado (Se reiniciar o asterisk, ele zera a contagem)
core show channels verbose / concise:
- Use o comando core show setings para mostrar a verbosidade atual (Current console verbosity) e outras configurações
- O comando core show channels verbose mostra informações avançadas e detalhadas de todos os canais/chamadas ativas
- O comando core show channels concise mostra as mesmas informações que com a opção verbose, porém de forma resumida
- Mostram as seguintes informações:
Channel | Context | Extension | Priority |
---|---|---|---|
Canal/Método | Contexto Asterisk | Tronco | Prioridade |
State | Application | Data | CallerID |
Status da Chamada | Aplicação Asterisk | Dados da Chamada | CallerID (CLI/Nr de Identificação/Nr que BINA) |
Duration | Accountcode | PeerAccount | BridgeID |
Duração da chamada | Accountcode (Parâmetro Asterisk) | Tronco Utilizado | ID do Canal |
sip show peer/peers
- sip show peers lista todos os troncos, o Host que está conectado, a porta que está usando e o status do mesmo
- sip show peer <tronco> mostra informações sobre um peer|tronco específico
- Geralmente, as únicas informações que aparecem ao digitar sip show peer <tronco> que são relevantes são:
* Name, Accountcode, Def. Username | Context | Callgroup/Pickupgroup | Call limit |
---|---|---|---|
Login|Extension|Tronco | Contexto que o login usa | Grupo que o Ramal pertence | Ligações Simultâneas |
Callerid | ToHost / Addr->IP | Status | Useragent |
Caller ID / Caller ID Name | Autenticação por IP / Auth por Login e Senha | Status da Conexão | Dispositivo Configurado |
sip show channelstats:
- Esse comando mostra informações referentes a QoS (Quality of Service)
- Uma descrição mais detalhada de cada coluna, como 'loss' e 'jitter', pode ser encontrada clicando aqui
- Comando muito útil para verificar a qualidade de ligações internas, externas, qualidade do provedor, etc
Peer | Call ID | Duration | ||
---|---|---|---|---|
IP | ID da Chamada | Duração / Tempo | ||
Recv: | Pack | Lost | (%) | Jitter |
Recebidos: | Pacotes | Perdidos | Porcentagem | Perda e Oscilacão |
Send: | Pack | Lost | (%) | Jitter |
Enviados: | Pacotes | Perdidos | Porcentagem | Perda e Oscilação |
hangup request
- Através desse comando você consegue desligar uma chamada|canal ativo no momento
Ferramentas de Auxílio
mtr
- Utilizado para medir latência e loss de uma rede
- Útil para efetuar testes para IPs de operadoras e clientes que estejam apresentando picotamentos nas chamadas
e reclamações de qualidade, descobrindo o ponto em que está ocorrendo oscilação de latência e perda de pacote
sngrep
- Ferramenta altamente intuitiva, gráfica e responsiva de monitoramento SIP
- Manuseável e customizável
- Extremamente recomendado ter essa ferramenta em seu sistema
- Para instalar, você pode utilizar a página do SNGREP no GitHub,
ou se preferir, entre em contato conosco para contratar nosso suporte